8 de abr. de 2012

Exercício PONTE ( Bridging ) , sempre presente .

Basic Bridging
     A Ponte ( ou Bridging ) é um exercício  sempre  presente nas aulas de pilates  , seja no solo - Basic Bridging ou com suas variações (bilateral, unilateral , com uso de acessórios :  Bola , overball,  flex ring , tonning ball, Bozu,  Rolo ) e também nos aparelhos como : Bridging no reformer , Bridging na Chair e Breathing no trapézio .
Bridging na Chair
Breathing 
Bridging Reformer

    É de fácil execução e é super importante,  pois proporciona :
        -  Alongamento da região anterior do corpo(principalmente o músculo iliopsoas , que é um músculo anteversor da pelve e flexor do quadril , frequentemente ele se encontra tensionado e exerce influência de sobrecarregar a coluna lombar , o sistema articular é todo interligado - pelve<>lombar );
       - Fortalecimento da parte posterior do corpo ( principalmente o músculo glúteo máximo ,importante estabilizador da coluna lombar );
       - Ativação dos músculos Locais- estabilizadores profundos ( multifidius, transverso abdominal , assoalho pélvico ) ;
       - Re-educação funcional ( ex : colocar roupa deitado ) e
       - Mobilização da coluna em flexão , melhorando a distribuição de movimento e forças na região.
   
   
      O movimento ( flexão da coluna através da elevação do quadril -"sacro atravessando a púbis" ) do exercício Ponte,  é base correlata para outros muitos exercícios  . Se realizarmos uma ponte com acionamento e mobilidade adequada , conseguimos realizar os seguintes exercícios :
DOLPHIN no trapézio

Long Spine no Reformer
Modelos conhecidas rsrsrs para ilustrar :
Euzinha : realizando o Hang Up no Trapézio

Minha aluna Angela Almeida : Parekeet no trapézio   .   Studio Pilates Active   

Minha Aluna Bruna Toni : Short Spine no trapézio   . Studio Juliana Barros

Aluna Bruna Toni : Pelvic Press no trapézio

Aluna Bruna Toni : semi circle no reformer



              Gostaram das alunas e eu  realizando os exercícios?! Demais ,né . A Ângela Almeida  e a Bruna Toni , são alunas muito especiais , elas apresentam ótima consciência corporal e facilidade para aquisição de novos movimentos . Essa excelente capacidade motora delas sempre proporciona ótimas aulas e boas fotos...rsrs!!!

     
    Então vamos fazer muita Ponte nas aulas !!!! 

2 comentários:

  1. Muito legal esse post sobre a ponte Lú! Adorei a caminhada do básocpo aos correlatos. Vale lembrar também que, seja em cadeia fechada com descarga de peso em MMII ou aberta, o grande desafio de alinhamento de MMII associado à mobilização da coluna na ponte! Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia , fiquei muito feliz que você leu meu post . Leio sempre todos os seus posts e te admiro muito !Só estou no início do meu trabalho com Pilates e é bom ter o exemplo de pessoas que trabalham , estudam , pesquisam e tratam com respeito e amor o Pilates .

      Beijos e parabéns Silvia!

      Excluir